Compartilhe

Após mais de dois meses, 1º Curso de Rotam chega ao fim com 33 policiais capacitados

Trinta e três militares concluíram, nesta quinta-feira (22), o 1º Curso Operacional de Rondas Ostensivas Tático Móvel – Rotam. Dentre eles, a primeira mulher a integrar a unidade de elite da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A formatura aconteceu no Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luís.

O comandante-geral da PMMA, coronel Pitágoras Nunes, destacou que o curso é mais um investimento do governador Carlos Brandão. “A capacitação e qualificação de nossa tropa é uma inciativa contínua e segue uma determinação do nosso governador e do secretário Maurício Martins. Tenho certeza de que o trabalho da Rotam será ainda melhor a partir de hoje”.

Iniciado em 10 de março deste ano, o curso teve como principal objetivo habilitar os policiais para atuarem em situações de alta complexidade, fortalecendo a capacidade de resposta tática nas mais diversas ocorrências de risco, com foco na preservação da ordem pública e na segurança da sociedade.

“O curso entra para a história da polícia do maranhão. Nós só temos a agradecer a todas as autoridades por fazer esse sonho se tornar realidade”, ressaltou o major Orlando Frazção, comandante da Rotam.

A turma, que reuniu militares também dos estados do Piauí e do Paraná, fez história ao contar com a primeira mulher formada no curso da Rotam no Maranhão: a Cabo PM Amanda Vanylla Seixas Ferreira, conhecida na tropa como cabo Seixas, agora torna-se a primeira mulher “raiada” da corporação, termo que identifica os policiais pertencentes à Rotam.

“É uma satisfação muito grande ser uma guardiã da doutrina de Rotam. Foram 70 dias de intenso treinamento físico, mental, emocional e intelectual, onde tive que superar barreiras e obstáculos para alcançar o meu objetivo. Espero desempenhar com excelência essa missão”, pontuou a cabo Seixas.

Mais sobre o curso

As instruções foram realizadas em São Luís, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP), e em unidades especializadas de policiamento. A programação também incluiu visitas técnicas às unidades da Rotam das Polícias Militares do Distrito Federal e do Tocantins, além de estágio prático operacional na Rotam da Polícia Militar de Goiás, referência nacional na atuação tática. Os formandos receberam ainda instruções com a Força Nacional de Segurança Pública, ampliando a visão integrada e interestadual da atuação policial especializada.

Os 33 policiais (de um total de 70 inscritos) concluíram com êxito todas as etapas do curso, reconhecido pelo elevado nível de exigência e pela excelência na preparação técnica e tática. A formação teve duração de 70 dias, com instruções rigorosas que demandaram disciplina, resistência física e emocional, comprometimento e espírito de equipe, características indispensáveis ao desempenho das atividades de patrulhamento operacional, combate ao crime e gerenciamento de crises.

Rotam

O Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel é uma unidade operacional especializada da Polícia Militar do Maranhão, considerada força de pronto-emprego em atividades de patrulhamento tático e reserva tática do Comando-Geral da Corporação.

COMUNICAÇÃO - SECRETARIA DE SEGURANÇA DO MARANHÃO